Esportivo

6 dicas para manutenção de quadra esportiva

Dicas para manter sua quadra em boas condições aumentando sua vida útil.

As quadras poliesportivas externas podem ser encontradas em condomínios, clubes e parques, existem dois principais modelos executados no Brasil, as quadras de concreto e as quadras com base compactada e acabamento acrílico, segue algumas dicas de manutenção e informações técnicas.

1 – Quadra de concreto

São construídas com concreto usinado e obrigatoriamente deve possuir juntas de dilatação, a pintura recomendada é a acrílica semi-rugosa, este tipo de acabamento tem vida útil maior em relação a outros tipos de pintura. Observar sempre se está acontecendo rachaduras na base e caso ocorra procure uma empresa especializada para verificar se as juntas de dilatação foram colocadas de acordo com as medidas da quadra.

 

 

2 – Quadra de base compactada

São construídas com  compactação de pedras, pedrisco,  emulsão e lama asfáltica,  este piso requer uma perfeita compactação do terreno para evitar o chamado “borrachão” que pode causar trincas e rachaduras  total ou localizado no piso, o acabamento também é a pintura acrílica prolongando a sua vida útil.

 

 

 

3 – Iluminação

Hoje a iluminação de LED é o que tem de mais moderno no mercado, proporcionado uma iluminação maior que o vapor metálico e economia de até 25% na conta de energia elétrica.

 

 

 

4 – Alambrado

Deve ser projetado de acordo com a altura, com isso deverá ter reforço em sua base e utilização de esticadores e cabo de aço para manter a tela sempre esticada, importante manter a pintura dos tubos e da tela sempre em boas condições para evitar ferrugem que com o tempo prejudica a estabilidade e pode trazer problemas de  segurança para os usuários.

 

 

5 – Acessórios esportivos

No caso da tabela de basquete a recomendada é a de acrílico, pois a de madeira tem uma vida útil menor por ficar no tempo, já os as traves e futsal e postes de vôlei é recomendado manter a pintura sempre em boas condições para evitar surgimento de ferrugem, trocar as redes periodicamente, no caso de quadra de tênis e volei é recomendado sempre que não estiver em utilização deixar a rede frouxa, pois se mantiver sempre esticado gera um stress nas buchas do contrapiso causando rachaduras.

6 – Utilização

Evite a utilização de bicicletas, skate, patinete e patins, nesta área o atrito dos pneus ou rodas podem desgastar mais rapidamente a pintura, em caso de eventos como festa junina procure utilizar um carpete ou manta de borracha evitando manchas de gordura.

 

A Valeplay é especializada em quadras poliesportivas, procure nossa equipe para maiores informações

Até o próximo post!

Equipe Valeplay

Tags
Mostre mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios