Playground

4 atividades que temos o DEVER de ensinar aos nossos filhos em casa e na escola!

Não é só sobre o uso consciente dos recursos naturais, mas também as ações que devem se tornar naturais para as novas gerações. 

Atitudes simples transformam o futuro do nosso planeta.

A constante preocupação com a saúde do planeta e as possíveis formas de fazer a diferença são assuntos constantemente trabalhados nas escolas, seja qual for a faixa etária dos alunos. Mas como introduzir essa temática de ensinar as crianças de forma efetiva sem ser considerado chato e desinteressante?

É ai que deve entrar a criatividade da escola e dos pais, começando pelo exemplo, crianças tendem a repetir o que os adultos fazem.

“A educação é uma socialização da jovem geração pela geração adulta.“
Émile Durkheim – Sociólogo

Listamos aqui 4 atividades que certamente engajarão as crianças de maneira quase que imperceptível.

Vamos lá?

ensinar as crianças

Incentivar a produção de conteúdo

Que tal propor a criação de um blog onde todos poderão postar novidades, matérias, imagens e videos sobre sustentabilidade? Quando damos autonomia e desafiamos as crianças a produção de conteúdos elas se sentem motivadas, importantes, além de gerar uma necessidade de estudar e pesquisar afinco sobre cada assunto.

ensinar as crianças

Horta coletiva

Essa atividade é muito dinâmica e tem vários objetivos além do sustentável. Atividades em grupo são divertidas, estimulam a socialização, e se sujar um pouco faz muito bem, não é verdade?

Nós comemos e dificilmente paramos para pensar de onde vem o alimento, mais difícil ainda é parar para pensar como eles são cultivados e transportados até as feiras livres e supermercados.

Ao fazer uma horta coletiva na escola, as crianças aprenderam a origem, o manuseio, saberão o valor e o sabor de comer um alimento sem agrotóxicos e o mais legal, é muito comum as crianças passarem a comer alimentos que antes rejeitavam.

ensinar as crianças

Que tal uma rede de caronas?

Isso mesmo.

É comum que os amigos da escola dos nossos filhos morem muito perto, quando não moram no mesmo condomínio ou rua, certo? Então porque não promover uma ação para revezar as idas e vindas para a escola?  É claro que essa atividade requer muita disciplina e cooperação com a dinâmica, mas essa atividade é muito vantajosa para os pais, o meio ambiente e aproxima ainda mais as crianças.

ensinar as crianças

O reaproveitamento/ Sebos

Vamos aproveitar enquanto os livros impressos existem? Rsrs

A grande maioria das crianças nunca ouviu falar sobre os Sebos (livrarias que comercializam a baixo custo livros usados), vender o seu livro já lido e ainda sair com uma nova leitura, além de estimular o hábito de ler é uma maneira muito boa de salvar nossas árvores. Que tal?

Até o próximo post!

 

 

 

 

Tags
Mostre mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Close

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios